Porque Utilizar Semente Certificada

Certificação

PORQUE UTILIZAR SEMENTES CERTIFICADAS?

A certificação de sementes é o processo de produção controlado por um órgão competente público ou privado, através do qual se garante que a semente foi produzida de forma que se possa conhecer com certeza sua origem genética e que cumpre com condições fisiológicas, sanitárias e físicas pré-estabelecidas.

A certificação é um componente importante da indústria de sementes, já que atua em todas as fases, participando da produção, beneficiamento, comercialização e, ainda, prestando serviços aos agricultores. É o único método que permite manter a identidade varietal da semente em um mercado aberto. Pelo controle de gerações, permite que as sementes das cultivares superiores, mantenham sua pureza genética e todas as características qualitativas após serem colocadas no mercado pelos Obtentores.

Cinco motivos para você utilizar semente certificada para semear sua lavoura:

1º ORIGEM: Porque semente certificada tem controle de gerações, ou seja, você sabe quantas vezes a cultivar foi multiplicada após ter sido liberada pelo melhorista que a desenvolveu. Isto é a garantia da origem da cultivar. Quer dizer, você planta a cultivar que realmente planejou para a sua lavoura. É importante controlar/limitar gerações, pois está provado que, na maioria dos casos, a semente de espécies autógamas entra em processo de degeneração após a quinta geração. Quer dizer, após este período a cultivar não expressa todas as suas potencialidades, pois ocorreram cruzamentos naturais e também misturas com outras cultivares, acarretando, principalmente, perdas de rendimento.

2º QUALIDADE: Porque semente certificada tem padrão de qualidade garantido. Esse padrão é determinado em amostras coletadas pela Entidade Certificadora e analisada em Laboratório de Análises de Sementes credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. Isso é garantia da qualidade física e fisiológica da semente. Quer dizer, você adquire a cultivar e tem a garantia de que ela vai germinar e que não vai infestar a sua lavoura. Isto poderá proporcionar maior rendimento e consequentemente maior lucratividade para a sua lavoura.

3º GARANTIA: Porque semente certificada tem a garantia do Produtor de Sementes que a produziu, através do certificado e da nota fiscal que a acompanha. Isto é garantia do produto. Quer dizer, se você tiver algum problema com a semente saberá a quem se dirigir para reclamar os seus direitos.

4º SEGURANÇA: Porque semente certificada é semente legal. Isto é segurança. Quer dizer, você está usando uma semente de cultivar registrada no MAPA, amparada pela Lei de sementes. Com essa semente você tem acesso ao crédito e a cobertura do Proagro.

5º INOVAÇÃO: Porque semente certificada é o veículo de introdução dos mais recentes avanços do melhoramento genético de plantas. Isto é inovação tecnológica. Você estará usando uma semente de cultivar que foi avaliada e demostrou suas qualidades nas nossas condições (Entidade Certificadora).

Fonte: Alexandre Levien – Gerente de Certificação de Sementes

Sementes