Aveias

Aveia

A aveia tem importante papel no sistema de produção de grãos, por ser uma ótima alternativa para o cultivo de inverno e em sistema de rotação de culturas. A produção de grãos de aveia pode ser destinada a alimentação humana e animal, pode ser usada também para cobertura de solo, além de ser uma excelente forrageira.

A produção de sementes  da Fundação Pró-Sementes conta com as cultivares Agro Esteio, Agro Quaraí, Agro Planalto, Agro Coxilha e Agro Zebu de aveia preta (Avena strigosa) em parceria com a Agroalpha. As cultivares UPFA Ouro, UPFA Gaudéria e UPFPS Farroupilha de aveia branca (Avena sativa) em parceria com a UPF – Universidade de Passo Fundo.

Os campos de produção de sementes foram semeados entre os dias 18 de maio e 07 de junho, nos municípios de Ipiranga do Sul, Carazinho e Pejuçara/RS.

O desenvolvimento inicial da cultura ocorre de forma lenta, devido ao frio intenso no período de emergência, porém, a sequência de geadas não causou prejuízo nas áreas. Durante o desenvolvimento da cultura, algumas áreas, serão submetidas à pastoreio.