Semente de Qualidade

Para se obter uma semente de qualidade, livre de mistura varietal, deve-se começar na escolha da área para implantação do campo. O histórico da mesma é importante, pois, plantas voluntárias da safra anterior poderão acarretar misturas.

Após a escolha da área, ainda antes da implantação do campo, cuidados básicos como a limpeza dos equipamentos utilizados no tratamento de sementes e limpeza da semeadora são fundamentais para evitar misturas.

Na implantação do campo de produção de sementes, obedecer o isolamento recomendado para cada espécie. Para soja e trigo, por exemplo, o isolamento é de 3 metros entre campos de cultivares ou categorias diferentes (IN Nº45 de 17 de Setembro de 2013).

Durante o desenvolvimento da cultura, as vistorias obrigatórias deverão ser realizadas pelo Responsável Técnico do produtor ou do certificador, nas fases de floração e de pré-colheita, momento em que se consegue identificar eventuais misturas varietais, e se necessário, fazer a erradicação de plantas atípicas.

A colheita é outra importante fonte de mistura varietal, pois, as sementes se acumulam em diferentes partes da colheitadeira, as vezes em locais não muito visíveis, e se não for realizada uma limpeza minuciosa pode ocorrer mistura, de sementes de mesma espécie, porém de outra cultivar, assim como, sementes de outras espécies cultivadas e de invasoras.

Após a limpeza criteriosa na colheitadeira, ao iniciar o processo de colheita, ainda, devemos descartar parte do primeiro graneleiro colhido, afim de, completar o processo de limpeza deste equipamento, minimizando os riscos de mistura.

Os caminhões utilizados no transporte da semente também devem passar por limpeza, assim como moegas e demais equipamentos que serão utilizados no beneficiamento.

“Semente de qualidade se faz com um conjunto de ações, que vai muito além, do simples fato de semear e colher...”

Eng. Agr. Larissa Machado